A ARTE EFÊMERA
Primeiro contemplar, admirar, observar o que a Natureza já descartou, pois cumpriu seu papel, para então criar, realizar, imprimir ação: agir, interagir, buscar, se perder em meio à beleza,seja ela viva,morta ou... Efêmera! Trabalhar os sentidos, as emoções! Uma abertura de visão para as coisas simples, que estão ali, muita vez sob nossos pés, mas que podem virar "ARTE" em pouco tempo e assim também desaparecer em minutos... ao primeiro vento,ao sinal do tempo,pela ação dos passantes... É o trabalho interno do "desprendimento" das coisas materiais, restando apenas o momento: através das fotos, que eternizam a "Arte Efêmera".
A ARTE EFÊMERA
By Mirtes
Para mim, a Arte Efêmera consiste em um trabalho feito com materiais naturais, encontrados no solo, em parques e jardins. São flores, folhas, galhos, sementes, às vezes frutas, que já tiveram seu tempo de vida e as plantas dispõem deles. Em cada época do ano, em cada local, são diferentes os materiais à disposição para elaborar o trabalho. Geralmente a Arte é feita no mesmo local de coleta dos materiais e logo depois de considerado pronto, ele é fotografado, pois é a única forma de ter um registro, já que com o primeiro vento, chuva ou pisada de alguém, ele será destruído.
É, portanto um trabalho sustentável, ecológico, natural, e único! Nunca será possível fazer duas vezes a mesma Arte. Apenas a foto pode ser copiada.
Com a ajuda de novas tecnologias, é possível imprimir essas fotos em adesivos, tecidos, etc. para que elas façam parte da decoração de um ambiente, segundo a criatividade do designer/arquiteto, utilizando-as para a confecção de almofadas, sacolas retornáveis, jogos americanos, painéis, adesivos de parede, e o que mais a criatividade permitir.
Seguem alguns trabalhos de meu portfólio: